top of page
  • Enroladas

Qual é a forma mais segura de utilizar a chapinha?

Atualizado: 31 de out. de 2023


A chapinha é um dos acessórios de beleza mais usados pelas mulheres que desejam alisar os cabelos ou modelar as pontas. Porém, o uso incorreto ou excessivo da chapinha pode causar danos aos fios, como ressecamento, quebra, frizz e até queda capilar. Por isso, é importante saber qual é a forma mais segura de utilizar a chapinha e quais cuidados devem ser tomados antes, durante e depois do alisamento. Neste post, vamos te dar algumas dicas e truques para usar a chapinha sem prejudicar a saúde dos seus cabelos.



Antes de usar a chapinha

  • Lave bem os cabelos com um xampu e um condicionador adequados para o seu tipo de cabelo. Enxágue bem para retirar todos os resíduos dos produtos.

  • Seque os cabelos com uma toalha macia, sem esfregar ou torcer os fios. O ideal é usar uma toalha de microfibra ou uma camiseta de algodão, que são mais suaves e não causam frizz.

  • Aplique um protetor térmico nos cabelos ainda úmidos, espalhando bem por todo o comprimento e as pontas. O protetor térmico cria uma barreira entre o calor da chapinha e os fios, evitando que eles sejam danificados.

  • Seque os cabelos com um secador, usando uma temperatura média e uma distância de pelo menos 15 centímetros da cabeça. Não use a chapinha nos cabelos molhados ou úmidos, pois isso pode queimar e quebrar os fios.

Durante o uso da chapinha

  • Escolha uma chapinha de boa qualidade, preferencialmente de cerâmica, que distribui o calor de forma uniforme e não agride tanto os fios. Evite as chapinhas de metal, que podem superaquecer e causar danos irreversíveis aos cabelos.

  • Regule a temperatura da chapinha de acordo com o seu tipo de cabelo. Para cabelos finos e frágeis, use uma temperatura baixa, entre 150°C e 180°C. Para cabelos grossos e resistentes, use uma temperatura média, entre 180°C e 210°C. Nunca ultrapasse os 230°C, pois isso pode derreter os fios.

  • Divida o cabelo em mechas finas e uniformes, de no máximo dois dedos de largura. Isso facilita o alisamento e evita que você tenha que passar a chapinha várias vezes na mesma mecha.

  • Comece pela parte de trás da cabeça e vá avançando para as laterais e a frente. Segure a mecha com uma mão e passe a chapinha com a outra, deslizando da raiz às pontas em um movimento rápido e contínuo. Não pare ou volte a chapinha na mesma mecha, pois isso pode marcar ou queimar os fios.

  • Mantenha a chapinha a uma distância de pelo menos três centímetros do couro cabeludo, para evitar queimaduras na pele. Também evite encostar a chapinha nas orelhas ou no pescoço.

  • Se quiser modelar as pontas dos cabelos, gire levemente a chapinha para dentro ou para fora quando chegar ao final da mecha. Isso vai criar um efeito mais natural e bonito.



Depois de usar a chapinha

  • Aplique um óleo reparador ou um sérum nas pontas dos cabelos, para hidratar e selar as cutículas dos fios. Isso vai evitar o ressecamento e o frizz causados pela chapinha.

  • Não prenda ou amarre os cabelos logo após usar a chapinha, pois isso pode marcar ou amassar os fios. Deixe-os soltos por pelo menos uma hora para que eles se adaptem ao novo formato.

  • Não lave os cabelos no mesmo dia em que usou a chapinha, pois isso pode retirar a oleosidade natural dos fios e deixá-los mais sensíveis ao calor. Espere pelo menos 24 horas para lavar os cabelos novamente.

  • Faça hidratações semanais nos cabelos com máscaras nutritivas ou reconstrutoras, para repor a água, os lipídios e as proteínas perdidos pelo uso da chapinha. Isso vai manter os cabelos saudáveis, macios e brilhantes.



Usar a chapinha pode ser uma forma prática e rápida de mudar o visual dos cabelos, mas é preciso tomar alguns cuidados para não danificar os fios. Seguindo essas dicas, você pode usar a chapinha de forma segura e sem culpa, mantendo os seus cabelos bonitos e saudáveis.

Esperamos que você tenha gostado deste post e que ele tenha sido útil para você. Se você gostou, compartilhe com os seus amigos nas redes sociais e deixe o seu comentário abaixo. E se você quiser saber mais sobre outros assuntos relacionados aos cabelos, continue acompanhando o nosso blog. Até a próxima! 😊

Comments


bottom of page