top of page
  • Enroladas

Ser cabeleireira: uma profissão que vale a pena?

Atualizado: 31 de out. de 2023

Você gosta de trabalhar com cabelos, de lidar com pessoas e de se manter atualizada sobre as novidades da área? Então, ser cabeleireira pode ser a profissão ideal para você. Neste texto, vamos mostrar alguns motivos para você investir nessa carreira e como se tornar uma profissional de sucesso.




O mercado da beleza no Brasil

O Brasil é um dos maiores mercados consumidores de cosméticos e procedimentos estéticos do mundo. Segundo pesquisa da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal e Cosméticos), o mercado da beleza cresceu 567% nos últimos 5 anos, movimentando uma média de R$ 47,5 bilhões em 20221. Nesse mesmo período, o número de profissionais atuando na área passou de 72 mil para 480 mil.


Isso significa que há muita demanda por serviços de beleza, especialmente por cabeleireiros, que são responsáveis por cuidar dos cabelos das pessoas, oferecendo cortes, colorações, alisamentos, hidratações e outros tratamentos. Além disso, há sempre novas tendências e técnicas surgindo no mercado, o que exige que os profissionais se atualizem constantemente.


A autonomia e o empreendedorismo

Uma das vantagens de ser cabeleireira é que você pode ter autonomia e empreendedorismo na sua carreira. Você pode decidir como, onde e quando quer trabalhar, definindo seus horários, preços e serviços. Você pode trabalhar em um salão de beleza, em um studio próprio, em domicílio ou até mesmo online. Você também pode escolher o seu público-alvo, se especializando em um nicho específico, como cabelos cacheados, loiros, afros ou masculinos.




Além disso, você pode ter seu próprio negócio, mesmo que não tenha muito capital para investir. Você pode começar com o básico, comprando os materiais e produtos essenciais para oferecer um bom atendimento. Depois, conforme for ganhando experiência e clientela, você pode investir em equipamentos mais modernos, em marcas mais renomadas e em uma infraestrutura mais sofisticada.


A satisfação pessoal e profissional

Outro motivo para ser cabeleireira é que você pode ter uma satisfação pessoal e profissional. Você pode expressar a sua criatividade e o seu talento através dos seus penteados, criando arte com os cabelos. Você também pode fazer a diferença na vida das pessoas, melhorando a sua autoestima e o seu bem-estar. Você pode ver o sorriso e a gratidão das suas clientes ao se olharem no espelho e se sentirem mais bonitas e confiantes.

Além disso, você pode ter reconhecimento e prestígio na sua área de atuação. Você pode se tornar uma referência no mercado da beleza, sendo procurada por clientes fiéis e exigentes. Você também pode ter oportunidades de crescimento e de aprendizado constantes. Você pode participar de cursos, eventos e workshops que ampliem os seus conhecimentos e habilidades. Você também pode conhecer outros profissionais renomados e trocar experiências com eles.


Quanto ganha uma cabeleireira?

A profissão de cabeleireira é uma das mais rentáveis no mercado da beleza. O salário de uma cabeleireira depende de vários fatores, como a quantidade e o valor dos atendimentos, a qualificação e a reputação do profissional, a região onde trabalha e o tipo de serviço que oferece.


Por exemplo, algumas cabeleireiras conseguem ganhar muito bem, trabalhando com técnicas avançadas, como mega hair, luzes e balayage. Esses serviços são mais caros e mais procurados pelas clientes que querem mudar radicalmente o visual ou corrigir problemas nos cabelos.

O salário de uma cabeleireira pode variar bastante, podendo ser de 2 mil, 5 mil, 15 mil ou até mais por quinzena. Tudo depende do seu talento, dedicação e reconhecimento no mercado.


Imagine você ganhando tudo isso a cada 15 dias? Seria incrível, não é mesmo? Mas para chegar nesse nível de sucesso, você precisa se dedicar muito à sua profissão, buscando sempre se aperfeiçoar e se diferenciar no mercado.


Como se tornar uma cabeleireira

Para se tornar uma cabeleireira, você precisa ter, acima de tudo, paixão pelo que faz. Você precisa gostar de trabalhar com cabelos, de lidar com pessoas e de se manter atualizada sobre as novidades da área. Além disso, você precisa ter algumas habilidades, como:

  • Criatividade: para criar penteados que valorizem o rosto e o estilo das clientes;

  • Técnica: para dominar os procedimentos e os produtos utilizados nos cabelos;

  • Higiene: para manter os equipamentos e o ambiente limpos e seguros;

  • Comunicação: para interagir com as clientes, entender suas necessidades e expectativas e oferecer um bom atendimento;

  • Empatia: para se colocar no lugar das clientes, respeitar suas opiniões e preferências e transmitir confiança e simpatia.

Além disso, você precisa ter uma formação profissional na área. Existem vários cursos de cabeleireiro disponíveis no mercado, desde os mais básicos até os mais avançados. Você pode optar por cursos livres, técnicos ou profissionalizantes, presenciais ou online. O importante é escolher um curso que seja reconhecido e que ofereça uma boa carga horária teórica e prática.


Ser cabeleireira é uma profissão que vale a pena, pois oferece muitas vantagens, como:

  • Crescimento e mercado da beleza no Brasil;

  • Autonomia e empreendedorismo;

  • Satisfação pessoal e profissional;

  • Investimento baixo para iniciar;

  • Possibilidade de se especializar em diversos nichos.

Para se tornar uma cabeleireira de sucesso, você precisa ter talento, criatividade e dedicação. Você também precisa se qualificar constantemente, buscando cursos e treinamentos que aprimorem seus conhecimentos e habilidades. Assim, você poderá oferecer um serviço de qualidade, satisfazer suas clientes e se destacar no mercado.

Esperamos que você tenha gostado deste texto sobre ser cabeleireira. Se você tem interesse em seguir essa carreira, não perca tempo e comece já a se preparar. O mercado da beleza está em alta e espera por profissionais capacitados e apaixonados pelo que fazem. Boa sorte!



Comments


bottom of page